sábado, 28 de fevereiro de 2009

Willie Dixon - "The Blues is the root, everything else is the fruits"



Esse post é dedicado a Willie Dixon, um dos maiores compositores e um dos maiores baixistas na história do Blues.Compôs muitos dos Blues famosos que ouvimos hoje, tanto os interpretados por ele, quanto os interpretados por mestres do Blues como Howlin' Wolf, Muddy Waters, Chuck Berry, Little Walter, Sonny Boy Willianson II, Koko Taylor e vários outros.

Nascido como Willian James Dixon, no dia 1 de julho de 1915 na cidade de Vickysburg Mississipi, Willie teve seu primeiro contato com o Blues quando esteve preso ainda jovem na sua cidade. Ele aprendeu a cantar na prisão e depois que foi solto participou como bass voice de um quarteto de música Gospel, chamado The Jubilee Singers, que frequentemente aparecia em uma rádio local. Dixon também nessa época começou a escrever suas primeiras composições.

No ano de 1936 Willie deixou sua cidade natal e foi para Chicago, onde conheceu Leonard "Baby Doo" Caston. Caston abriu novas portas e o incentivou a levar a música a sério, e também foi Caston que construiu para Dixon seu primeiro baixo.

Os dois amigos criaram um grupo chamado Five Breezes, no entanto o grupo teve que terminar pois Willie foi convocado para combater na Segunda Guerra e recusou-se a servir, ficando 10 meses preso.Quando saiu da prisão Dixon reuniu-se com Caston novamente e fundou o Big Three Trio e acabou gravando um disco pela Columbia Records.

Após um tempo Dixon assinou com a Chess Records, mas não ficou limitado apenas ao papel de músico, com o passar dos anos ele tornou-se empregado em tempo integral e além de músico também trabalhou como produtor, caça-talentos e compositor para a gravadora e outros Bluesmen, foi ai que começou realmente a se destacar e exibir todo seu talento. Posteriormente teve seu talento como produtor tão reconhecido que teve a oportunidade de organizar e produzir diversos festivais de blues na Europa, trabalhando por exemplo com Memphis Slim.

Seus arranjos e composições são consideradas umas das maiores contribuições para o Blues, sem esquecer também de suas grandes performances como baixista.Algumas de suas composições são : Little Red Rooster, Evil, 300 Pounds of Joy, Back Door Man, Big Boss Man, Do the Do, Built for Confort, Hoochie Coochie Man, entre muitas outras.

Willie Dixon faleceu em 29 de janeiro de 1992, de morte natural, na cidade de Burbank California.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Howlin' Wolf - Live and Cookin' at Alice's Revisited

O primeiro CD do Wolf que vou colocar é este ao vivo gravado em 1972.Escolhi primeiro esse CD pois da pra sentir toda aquele clima de estar sentado numa mesa em um bom bar de blues , com uma boa bebida e apreciando um ótimo Blues ( ainda mais do Howlin' Wolf) .

Howlin' Wolf - Live and Cookin' at Alice's Revisited


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Keep Howlin' The Blues


Esse post é sobre um dos meus Bluesman favoritos, o grande Howlin' Wolf.Com sua voz gutural e sua presença de palco inigualáveis, ele mostrava toda a força e sentimento do Blues.

Nascido em 10 de junho de 1910, em West Point, Mississipi , Chester Arthur Burnett começou a aprender o básico de violão com Charley Patton, depois aprendeu gaita com Sonny Boy Willianson II (que viveu com sua irmã por um tempo) e até chegou a tocar com Robert Johnson quando inicou sua carreira, portanto o jovem Lobo do Blues ja começou com o pé direito.

Na década de 30 Wolf trabalhou em fazendas para depois servir o exército americano durante a segunda guerra, e em 1948 começou a realizar performances em West Memphis, Arkansas.Logo tornou-se celebridade local e duas gravadoras disputaram o talento de Wolf : Moderns Records e Chess Records.Ambas as gravadoras realizaram sessões , mas pra variar a Chess Records levou a melhor e Chester mudou-se para Chicago em 1953.

Na década de 50, 4 músicas de Wolf foram parar na Billboard : How Many More Years, Moanin' At Midnight, Smoke Stack Lightining e I Asked For Water.Em 1964 ele realizou shows na Europa como parte do American Folks Blues Festival, e em maio de 1970 gravou The London Sessions com participações de grandes artistas como Eric Clapton, Steve Winwood, Ian Stewart, entre outros.Em 1973 foi gravado o último album de Wolf enquanto vivo, Back Door Wolf.

Wolf foi um dos poucos Bluesman que realmente alcançou sucesso financeiro, e nao sucumbiu às tentações da vida boêmia, como vários outros bluesman.Foi bem sucedido a ponto de além de garantir um ótimo salário para os integrantes de sua banda, tambem oferecer-lhes seguro de saúde.Isso garantiu que sua banda fosse composta pelos melhores músicos.

Wolf faleceu em 10 de janeiro de 1976 em Hines, Illinois. Sua lápide foi comprada por Eric Clapton.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Memphis Slim & Willie Dixon - Baby Please Come Home

Como foi dito no post anterior, estou postando agora um ótimo CD gravado por Memphis Slim e Willie Dixon na época que tocavam juntos em Paris, espero que gostem.

Memphis Slim & Willie Dixon - Baby Please Come Home

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Memphis Slim - Piano Blues em Paris


Nascido como John Chatman em 3 de setembro de 1915 na cidade de Memphis, Tennessee, "Memphis Slim" começou sua carreira tocando em halls de dança, bares e casas de jogatina na sua cidade natal, durante a maior parte da década de 30.Em 1937 foi para Chicago, onde formou dupla com outro grande bluesman, Big Bill Bronzy, e começou a evoluir sua carreira tocando em vários clubs de música da cidade.

Memphis Slim gravou várias sessões de Blues através da Bluebird Records e tocou com outros mestres da época além de Big Bill Bronzy, como Sonny Boy Willianson I, Washboard Sam e Jazz Gillum.No meio da década de 40 Slim participou de várias bandas que difundiam um novo estilo de Blues, substituindo as tradicionais partes tocadas pelas gaitas por sons de saxofone, horns e outros metais.

A primeira performance de Slim no exterior foi em uma turnê com o mestre Willie Dixon em 1960, e retornou em 1962 em um Festial de Blues europeu também organizado e promovido por Dixon .Posteriormente gravaram vários discos juntos, como por exemplo Baby Please Come Home (que será disponibilizado no próximo post).

No mesmo ano de 1962 ele mudou-se permanentemente para Paris e continuou sua carreira de sucesso como pianista e cantor, tornando-se um dos bluesman mais reconhecidos tanto nos EUA quanto na Europa.Em 1986 foi nomeado pelo Ministro da Cultura francês como um Comandante da Ordem de Artes e de Letras daquele país.

Slim faleceu em 1988 em Paris deixando uma história e uma herança muito especiais para o Blues.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Little Walter 50 Years Chess Records

Esse vai ser o primeiro CD que irei postar desse grande mito da gaita, é um dos vários CDs comerativos de 50 anos da Chess Records, e este contêm uma coletânea muito boa do Little Walter.

Little Walter - 50 Years Chess Records


Estilo único na gaita


Em 1 de maio de 1930 na cidade de Marksville,Lousiana, nascia Marion Walter Jacobs, que viria a ser conhecido como Little Walter e se destacaria como um dos maiores gaitistas de Blues de todos os tempos, com seu estilo único e impactante .

Suas inovações e expressividade fizeram seu trabalho ser reconhecido, e mostraram todo o potencial daquele pequeno instrumento tão importante para o Blues.Em março de 2008 ele foi incluído no The Rock And Roll Hall Of Fame, sendo o único artista a ser nominado especificamente pela sua habilidade como gaitista.

Depois de deixar a escola com 12 anos, Walter deixou a zona rural e viajou por várias cidades, como Nova Orleans, Memphis e St Louis, ganhando dinheiro com trabalhos humildes e aperfeiçoando suas técnicas musicais. Chegou em Chicago em 1945 e conseguiu um trabalho como guitarrista, no entanto, era sua desenvoltura e estilo único com a gaita que chamava a atenção.

Little Walter queria mudar a imagem da gaita como um instrumento que ficava de pano de fundo para os guitarristas, e usava um pequeno microfone para amplificar o som. Começou a explorar esse método e conseguia extrair timbres, sons e distorções nunca ouvidos antes através de uma gaita, podendo competir com qualquer instrumento de corda.

A partir daí seu reconhecimento só foi crescendo e teve uma carreira de grande sucesso tocando com outros mestres como Muddy Water, Sonny Boy Willianson II e tendo seu trabalho gravado pela Chess Records.

BLUES FOR THE SOUL VOLTOU PRA FICAR !!!

Peço desculpas a todos por eu ter parado de postar no Blog, devido a problemas pessoais e muito trabalho acabei tendo que adiar por um bom tempo muitos cds e histórias boas que queria postar.

MASSSSSSSS AGORAAA que consegui resolver muitas coisas que estavam tomando muito meu tempo , o blog voltou e vai seguir firme e forte , e prometo que vocês não vão se decepcionar com o monte de conteúdo interessante que começarei a postar.

Muito obrigado a todos!

Guilherme