segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Estilo único na gaita


Em 1 de maio de 1930 na cidade de Marksville,Lousiana, nascia Marion Walter Jacobs, que viria a ser conhecido como Little Walter e se destacaria como um dos maiores gaitistas de Blues de todos os tempos, com seu estilo único e impactante .

Suas inovações e expressividade fizeram seu trabalho ser reconhecido, e mostraram todo o potencial daquele pequeno instrumento tão importante para o Blues.Em março de 2008 ele foi incluído no The Rock And Roll Hall Of Fame, sendo o único artista a ser nominado especificamente pela sua habilidade como gaitista.

Depois de deixar a escola com 12 anos, Walter deixou a zona rural e viajou por várias cidades, como Nova Orleans, Memphis e St Louis, ganhando dinheiro com trabalhos humildes e aperfeiçoando suas técnicas musicais. Chegou em Chicago em 1945 e conseguiu um trabalho como guitarrista, no entanto, era sua desenvoltura e estilo único com a gaita que chamava a atenção.

Little Walter queria mudar a imagem da gaita como um instrumento que ficava de pano de fundo para os guitarristas, e usava um pequeno microfone para amplificar o som. Começou a explorar esse método e conseguia extrair timbres, sons e distorções nunca ouvidos antes através de uma gaita, podendo competir com qualquer instrumento de corda.

A partir daí seu reconhecimento só foi crescendo e teve uma carreira de grande sucesso tocando com outros mestres como Muddy Water, Sonny Boy Willianson II e tendo seu trabalho gravado pela Chess Records.

Nenhum comentário: