domingo, 29 de março de 2009

Son House - Entre o Sagrado e o Profano


Eddie James "Son" House Jr. nasceu em 21 de março de 1902 em Riverton, Mississipi, e seu blues forte com força espiritual inigualável marcou o mundo do Delta Blues.

Son House é o melhor exemplo do Bluesman que ficou dividido entre o sagrado e o profano.Aos 15 anos Son House era um pregador que cantava músicas Gospel nas igrejas que ficavam próximas das plantações que sua família trabalhava.No entanto foi aos 25 que House começou a tocar violão e entrar no mundo profano do Blues, tocando em bares e ganhando dinheiro com isso, enquanto bebia whisky de milho e evitava o trabalho horrível das plantações de algodão.

Numa determinada noite, enquanto Son estava em um bar, um homem começou a atirar pelo bar adentro, e depois que House foi ferido na perna, como legítima defesa matou o atirador.Son House foi imediatamente preso e depois que um juiz ouviu a versão de legítima defesa, ele mandou House deixar a cidade e nunca mais voltar.Ele deixou sua cidade e foi para o delta do Mississipi e começou a se dedicar integralmente ao Blues.

Ele tocou com vários outros Bluesman, inclusive Robert Johnson, até que finalmente se situou em Lula, Mississipi, e começou a tocar com Charley Patton em alguns clubes e casas de Blues. Apesar de discutirem muito, foi graças a essa parceria que Patton e House conseguiram gravar algumas músicas para a gravadora Paramount na década de 30. Alan Lomax ouviu estas gravações e entrou em contato com eles para gravarem algumas sessões pela Library of Congress.Quando Patton morreu, Alan pediu para Son gravar algumas músicas solo em 1940 e 1941, mas infelizmente depois destas gravações House acabou caindo no esquecimento e se mudou para Rochester no estado de Nova York.

Para a sorte do Blues ele foi redescoberto em 1964, e além de voltar a gravar várias sessões, House tocou no Newport Folk Festival em 1964, no New York Folk Festival em 1965 e viajou junto com a turnê européia do American Folk Festival em 1967. Em 1970 viajou pela Europa novamente realizando performances em Londres, na Suiça e em vários festivais.

Son House começou a ficar com sua saúde muito debilitada em 1974 e em 1976 parou suas performances novamente, se mudou para Detroit e la morou por mais 12 anos falecendo de cancer em 1988.

Nenhum comentário: