sábado, 28 de fevereiro de 2009

Willie Dixon - "The Blues is the root, everything else is the fruits"



Esse post é dedicado a Willie Dixon, um dos maiores compositores e um dos maiores baixistas na história do Blues.Compôs muitos dos Blues famosos que ouvimos hoje, tanto os interpretados por ele, quanto os interpretados por mestres do Blues como Howlin' Wolf, Muddy Waters, Chuck Berry, Little Walter, Sonny Boy Willianson II, Koko Taylor e vários outros.

Nascido como Willian James Dixon, no dia 1 de julho de 1915 na cidade de Vickysburg Mississipi, Willie teve seu primeiro contato com o Blues quando esteve preso ainda jovem na sua cidade. Ele aprendeu a cantar na prisão e depois que foi solto participou como bass voice de um quarteto de música Gospel, chamado The Jubilee Singers, que frequentemente aparecia em uma rádio local. Dixon também nessa época começou a escrever suas primeiras composições.

No ano de 1936 Willie deixou sua cidade natal e foi para Chicago, onde conheceu Leonard "Baby Doo" Caston. Caston abriu novas portas e o incentivou a levar a música a sério, e também foi Caston que construiu para Dixon seu primeiro baixo.

Os dois amigos criaram um grupo chamado Five Breezes, no entanto o grupo teve que terminar pois Willie foi convocado para combater na Segunda Guerra e recusou-se a servir, ficando 10 meses preso.Quando saiu da prisão Dixon reuniu-se com Caston novamente e fundou o Big Three Trio e acabou gravando um disco pela Columbia Records.

Após um tempo Dixon assinou com a Chess Records, mas não ficou limitado apenas ao papel de músico, com o passar dos anos ele tornou-se empregado em tempo integral e além de músico também trabalhou como produtor, caça-talentos e compositor para a gravadora e outros Bluesmen, foi ai que começou realmente a se destacar e exibir todo seu talento. Posteriormente teve seu talento como produtor tão reconhecido que teve a oportunidade de organizar e produzir diversos festivais de blues na Europa, trabalhando por exemplo com Memphis Slim.

Seus arranjos e composições são consideradas umas das maiores contribuições para o Blues, sem esquecer também de suas grandes performances como baixista.Algumas de suas composições são : Little Red Rooster, Evil, 300 Pounds of Joy, Back Door Man, Big Boss Man, Do the Do, Built for Confort, Hoochie Coochie Man, entre muitas outras.

Willie Dixon faleceu em 29 de janeiro de 1992, de morte natural, na cidade de Burbank California.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse texto e me permito sugerir que vc o inclua na Wikipedia nacional cujo texto é muito fraco.
Apenas acho que devam ser feitas 2 correções:
Onde se lê bluesmans,deve-se substituir por bluesmen.
Onde se lê Big Thee Trio, deve-se substituir por The Big Three Trio.
No mais o texto é pefeito. Talvez deva-se dar uma enfase maior à música Hoochie Coochie Man, que deve ser o Blues mais tocado no mundo, por todos os músicos de Blues. Um forte abraço.
Zapper
zappereyes@gmail.com

Anônimo disse...

Vale destacar que a música Hoochie Coochie Man foi interpretada em toda a sua força e grandeza pelo Steppenwolf, em 1968.

Abração!

Márcio
marciopalmares@gmail.com